Hoje, o correio técnico vai abordar importantes conceitos do fundamento da lubrificação. Como já comentamos em nossa primeira postagem, a lubrificação pode ser definida como sendo a aplicação de alguma substância oleosa ou gordurosa, a fim de diminuir a fricção (atrito). Mas esta definição não é suficiente para abranger todos os aspectos que estão envolvidos na lubrificação. É por esta razão que o correio técnico vai se aprofundar um pouco mais neste assunto.
Registros antigos, datados de anos antes de Cristo, comprovam o uso de uma substância oleaginosa (betume) com a finalidade de reduzir a fricção entre os pesados blocos de pedras usados na construção das pirâmides.
Baseado em fatos como o narrado acima, há muito tempo temos conhecimento sobre o objetivo fundamental da lubrificação, que é a redução da fricção (atrito). Entretanto, existem muitos outros benefícios proporcionados por este processo. A película lubrificante pode ajudar a prevenir a corrosão, protegendo a superfície da ação da água e outras substâncias corrosivas. Além disso, ela desempenha papel importante no controle da contaminação dos sistemas. O lubrificante funciona como um meio que transporta os contaminantes para os filtros para que sejam removidos. Estes fluidos também ajudam no controle da temperatura, absorvendo calor das superfícies e transferindo-a para um ponto de temperatura mais baixa, onde eles poderão ser dissipados.
Não sei se vocês já tinham conhecimento de que, mesmo nas superfícies mais polidas, existem irregularidades (rugosidades). A nível microscópico, pode-se observar a existência de picos e vales. Estes picos são chamados de asperezas. Para atender às condições de lubrificação plena, a película de óleo deve ser mais espessa do que a altura das asperezas. Este tipo de lubrificação protege superfícies de forma mais eficaz e é o mais desejado em todas as situações. Porém, raramente nos deparamos com uma condição de lubrificação plena ou total.
Na prática, existem três tipos diferentes de lubrificação: Limite, Total ou Plena (hidrostática, hidrodinâmica e elastohidrodinâmica) e Mista. Cada tipo é diferente, mas todos dependem de um lubrificante e dos aditivos contidos nos óleos para proteger contra o desgaste.
- Regime de Lubrificação Limite: Condição de lubrificação na qual o atrito entre as duas superfícies em movimento relativo é determinado pelas propriedades das duas superfícies e pelas propriedades do lubrificante, outras que a viscosidade é encontrada onde há a presença de condições de "anda-e-para" e "cargas-de-choque" frequentes.
- Regime de Película Fluida ou Lubrificação Total: Condição de lubrificação na qual as superfícies em movimento estão separadas por uma película de lubrificante, evitando o contato entre elas.
Hidrodinâmica: Sistema de lubrificação no qual a forma e o movimento relativo das superfícies deslizantes em movimento causam a formação de uma película fluida, com pressão suficiente para separar essas superfícies.
Elastohidrodinâmica: A lubrificação elastohidrodinâmica é similar à hidrodinâmica, porém, ocorre quando as superfícies estão em movimento de rolamento (uma em relação à outra). A película fluida em condições de lubrificação elastohidrodinâmica é muito mais fina do que a da lubrificação hidrodinâmica, e a pressão sobre o filme é maior. É chamada de elastohidrodinâmica porque o filme deforma elasticamente a superfície de rolamento para lubrificá-la (exemplos: mancais de rolamento, engrenagens, cames e tuchos, entre outros).
Hidrostática: Sistema de lubrificação no qual a pressão para formação da película fluida para separação das superfícies em movimento é gerada fora do sistema.
- Regime de Película Mista: Condição de lubrificação entre o regime de lubrificação de película fluida e o de lubrificação limite. Este é o tipo de lubrificação mais presente na maioria dos equipamentos e componentes que necessitam de lubrificação.
Bem, amigos, ficamos por aqui hoje. Na próxima semana, falaremos sobre os lubrificantes e suas principais funções. Deixe suas dúvidas ou contribuições para o nosso blog no espaço destinado aos comentários. Até o próximo correio eletrônico!